quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Por um amor MPB

Arcaicos que me perdoem, mas os melhores amores são inconstantes, inesperados e clássicos. Amores que transgridem o novo e desafiam o antigo, que são como a música, que se move por entrelinhas melódicas e metamorfoseia-se em poesia.
E sejamos diretos, os melhores são aqueles brasileiros de pele e alma, que não ensinam Caetano a esquecer, que fazem Humberto pensar em lhe escrever nas noites de insônia, que bagunçam Anitelli e vagueiam pelo estranho de se apaixonar de Nando.
Talvez seja difícil de se encontrar, mas de acordo com Zé, no aroma de amores pode haver espinhos. E como pode! Portanto, que sigamos Renato e nos façamos em mil pedaços para você juntar e descobrir, com certa turbulência, que, Cazuza estava certo e o tempo não para. Nesse caso, por se tratar de algo tão concreto como nossa música popular, e de amor, claro, não é algo cronometrado ou efêmero. Afinal, quando um certo alguém desperta o sentimento, é melhor não resistir... Se tratando de um conselho legendário, ou Lulugendário.
Mas para começar bem, vamos gostar apenas de quem gosta de nós, e sejamos totalmente Mutantes querendo apenas que alguém nos queira. Sem pestanejar, vamos amar por completo, sendo exagerados, loucos amáveis, sem a preocupação dos danos impassíveis, e que nos assustemos de nos vermos tão felizes, tão Agridoces. Que possamos atrair a Abelha e ensinar alguém como querer ser melhor, amando literalmente, com todos desejos, insanidades e saudades inclusos.
Certos conselhos são mais que bem-vindos quando o assunto é amor, mesmo Rita deixando claro que sexo é escolha e amor é sorte. Então que lancemos a sorte e deixemos as filas de padaria mais felizes quando encontrarmos nosso Hermano, ou melhor, que Leninemos e amamos enquanto vivemos. Porque se permite-me, Elis, viver é melhor que sonhar.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Amores Momentâneos

Uma troca de olhares, um sorriso não premeditado, uma perda de sentidos, um leve enrubescer de bochechas... Ah, os amores de instante!
Você está num dia difícil, pega o metrô sem entusiasmo algum, com seus fones altíssimos e seu pior traje, eis que seus olhos te traem e você esquece-os sobre outros. Especificamente, sobre o par de olhos que fez seu dia valer à pena e seu sorriso abrir de modo sutil, sincero. Você desvia o olhar e por uns instantes se perde no momento, demorando à se dar conta de que ainda permanece com os lábios arqueados tendendo a rir de si mesma. Eis que olha em volta, esperançosa de que alguém mais tenha sentido esse turbilhão inocente que a pegou desprevenida, e a vida de todos em volta continua a mesma, monótona. Exatamente como a sua antes de se deparar com seu amor de momento.
Após um tempo, seus pensamentos a denunciam e trazem à você uma absurda curiosidade. Afinal, aqueles olhos ainda a miram? E será que há outro sorriso bobo no local, causado por aquele desvio de olhares? Finalmente, você se sente a pessoa mais completa do mundo, simplesmente por saber que sim, causou as mesmas percepções inocentes em alguém. E que esse alguém também perambula sorridente por tê-la encontrado num desses encontros casuais.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sempre haverá alguém..

Em quem você irá pensar quando ouvir a palavra "amor". Literal? Paternal? Fraternal? Que seja! Sempre haverá alguém em que você depositará toda sua fé, de olhos fechados e mente vazia.
Acaso é, talvez, a palavra mais abrangente para retratar determinadas pessoas. E principalmente, aquela em específico. Afinal, o acaso traz o que pode nos dissimular, o que nos bagunça e faz com que perdemos todos e quais sentidos e razões. Mas quem disse que essa não era a intenção? Sabe aquela pessoa que você faz o possível para ajudar quando não está bem, mesmo que seja impossível? Aquele alguém que apareceu em uma praça, sorriu, fez as piores piadas possíveis, e que a fizeram dar seu sorriso mais espontâneo e fizeram seu coração aquecer-se pela simplicidade...

Não estou dizendo que é aquele alguém que a elogia o tempo todo e te mima. Muito pelo contrário! Ele te critica, destrói sua moral de uma forma positiva, julga seu gosto musical, seus momentos de devaneio e acima de tudo, te mostra a realidade. Sem hipocrisia, esse alguém só se encontra uma vez, e mesmo que longe, nada muda. Nada mudará! Pois há uma parte de você com ele, há memórias inesquecíveis implícitas na história de tempo ilimitado. Mesmo que vocês tenham cometido erros, cometeram juntos e continuaram por perto apesar do mesmo.
Como tudo na vida, uma hora o relacionamento de vocês cansará, se tornará enjoativo. E a amizade será algo tecnicamente massiva, porém, quando o repleto torna-se completo, nada interfere. E você faz de tudo para ajudá-lo, querendo absurdamente abraçá-lo e ser sutil em seus conselhos mas não pode, precisa ser forte e fazer com que, aquele sorriso que a distrai, volte de forma justa.
E quando você souber quem é essa pessoa, não se permitirá ficar longe dela. Pensará nela sempre e sim, esse sorriso suave que surgiu em seus lábios serão a prova de que valeu e vale a pena. Portanto, agradeça essa pessoa por estar com você, e deixe-a saber que você jamais sairá de perto dela. Mesmo que ela te deva uma dança.

domingo, 27 de setembro de 2015

Sem estética imposta, por favor.

"Gostaria de ter cabelos lisos", "Ah, como eu queria ser mais magra", "Tenho seios pequenos, sempre me envergonhei disso". Quem nunca ouviu, ou disse algo do gênero?
Particularmente, me sinto mal por aquelas que as proferiram. Afinal, quem nunca parou para pensar que é como é, simplesmente porque era para ser?! Sim, as mudanças drásticas são como uma parcela interior interagindo no livre arbítrio pessoal, tal como na personalidade inconfundível e original entrando em fusão com o meio comum. Pare de prender seus cachos volumosos que chamam atenção, pare de tentar alisar suas ondulações apaixonantes. Chega de sair da cama antes dele para pentear seus cabelos, tire essa cinta que esconde sua beleza à mais, lave esse tanto de maquiagem de seu rosto... Sua beleza natural é a única que importa, aprenda a amar o modo como sorri e verá que rímel algum a fará mais linda que o mesmo. Perceba que sua gargalhada alta é muito mais espontânea que aquela ensaiada antes de sair de casa e principalmente, pare de se vestir como uma modelo. Ah, se soubesse como fica linda quando acorda, em seus pijamas largos demais e suas pantufas descosturadas.
Sentir-se bem é algo extraordinário, mas mudar por conta de olhares nefastos e indesejáveis é como um suicídio espiritual! Jamais faça algo para outras pessoas, quem irá julgá-la será você e apenas você. Seu reflexo é seu grito interior, e se se agrada com o que vê, ninguém irá dizer ou provar o contrário.
Mas e meus quilos a mais?! Eles são sua essência, mulher! Se estão aí, de alguma forma foram bem-vindos e nenhum paradigma irá fazer com que os mesmos sejam rejeitados socialmente.
Portanto, aceite-se! Solte seus cabelos e desiniba-se.